quarta-feira, 27 de junho de 2012

ALERTA VERMELHO

As notícias ruins nos assustam. E como... O mais estranho é que, por mais trágica que seja a notícia, com o passar do tempo nos esquecemos dela! Afinal de contas não foi conosco ou com nossos familiares.
Hoje estou com o meu coração muito angustiando, pois aconteceu novamente. Não comigo, não com minha família, não dentro de nossa igreja, mais aconteceu de novo.
Desta vez em uma Igreja Pentecostal Deus é Amor, em São Paulo. A pequena Brenda, de apenas quatro anos, foi sequestrada no dia 10 de junho em meio à festividades da igreja local.
Graças a Deus, ela foi reconhecida por um jovem de 17 anos, que era vizinho dela. Deus de verdade, foi misericordioso com esta mãe. Imagino o desespero dessa família por duas semanas sem ter notícias nenhuma de sua querida filhinha.
Lembro-me muito bem de outro acontecimento ainda pior, em 2007. Gabrielli Cristina, de um aninho, foi encontrada morta dentro do tanque do batismo da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela foi violentada sexualmente e estrangulada.
Também em 2007, uma menina de 10 anos foi sequestrada enquanto seus pais participavam de um culto da Igreja Assembléia de Deus em Maringá, PR. Como a igreja estava lotada, ela e seus pais assistiam a reunião pelo telão, do lado de fora da igreja. A menina foi encontrada em um canavial com sinais de violência sexual e estrangulamento.

Meus queridos pais de nossas igrejas,

Em nome do Senhor Jesus, quero chamar a sua atenção. É certo que nós apresentamos nossos filhos ao Senhor. É certo também que Ele cuida e abençoa cada um deles. Porém, a responsabilidade é dos pais em cuidar, orientar sobre os perigos, que podem aparecer até mesmo em uma igreja.

Nós não podemos deixar nem uma brecha pequena para o diabo roubar o mais precioso que o Senhor nos entregou e que tanto amamos: nossos filhos.

O lugar da criança na igreja é ao lado da mãe ou do pai. Terminado o culto, não quer dizer que eles podem agora correr para fora, para brincar. São justamente esses momentos em que estamos mais suscetíveis a uma fatalidade.

Não quero, de forma alguma, que os irmãos deixem de levar seus filhos à igreja. Quero apenas, com amor, instruí-los a cuidar de nossas crianças em todo tempo.
 
Temos que ser cuidadosos para que não aconteça mais uma vez!
Unidos na oração,

Miss. Heidi

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A ORAÇÃO DE UMA AVÓ



Uma pobre mulher morava com sua neta que estava muito doente. Vendo que a criança piorava, foi buscar ajuda na cidade mais próxima, há duas horas dali. No hospital, disseram para trazer a neta para ser examinada.

Desesperada, já que sua neta não conseguia nem levantar da cama, passou por uma igreja e resolveu pedir ajuda. Encontrou algumas senhoras orando. Elas ouviram a sua história e a convidaram para orar. Após fervorosas orações, já se levantavam, quando a mulher quis orar também.

Como ela tinha pouca cultura, disseram-lhe:

- Não precisa. Já oramos! A sua neta ficará boa."

Mas ela insistiu:

- “Deus, sou eu. Olha, a minha neta está muito doente. Pode ir lá curá-la? Quer anotar onde fica?”

As outras estranharam.

Ela continuou:

“Já tem a caneta, Deus? Siga para Belo Horizonte, depois do rio com a ponte, entre na segunda estradinha.”

Algumas mulheres deram uma risadinha reprimida.

- “O meu barraco é o último. Pode entrar, não tem cachorro.”

As senhoras indignavam-se.

- “A porta está trancada, mas a chave fica debaixo do tapetinho na entrada. Entre e cure a minha netinha. Mas, olha só, Deus, não se esqueça de colocar a chave de volta para eu entrar”.

As outras a interromperam:

- “Não é assim se ora! Deixe que Deus ouvirá a nossa oração. Temos muita fé!”

A mulher voltou um tanto desconsolada. Em casa, sua neta veio recebê-la.

- “Neta, já de pé?”

E a menina explicou.

- “Veio um homem vestido de branco e mandou-me levantar. Não sei como, me levantei. Depois ele sorriu, beijou minha testa e disse que ia embora. Mas avisou que ia deixar a chave debaixo do tapetinho”.




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ele me ama. Ele quem?



Estou no último ano da graduação em psicologia. Hoje, voltando da clínica-escola onde sou terapeuta, ouvi um hit gospel que já havia escutado dezenas de outras vezes.
Já estou acostumada com hinos cristãos que não dizem nada com nada. É antigo o costume de muitos “crentes” cantar música gospel que não citam o nome de Jesus nem seus atributos. Quem canta pode oferecer a música para Deus, para o pai, namorado, etc.
Um tempo atrás, ouvindo o mesmo h,it de hoje (também no carro) meu filho mais velho fez um comentário de como essa música em especial era boba, e fez menção da risadinha inapropriada da cantora. Naquela ocasião defendi a cantora e sua risadinha boba. Hoje, porém foi diferente. Minha cabeça estava atribulada, minha paciente relatou os abusos sexuais, emocionais, entre outros absurdos que ela sofre dentro de casa.
Assim, ao ouvir esse “hino” fiquei chocada ao pensar que se minha paciente também estivesse ouvindo ela poderia substituir o (Ele) da canção e colocar o nome de seu abusador!
Que jeito estranho de começar um hino: “Tem ciúmes de mim, o seu amor é como um furacão...” Estudando os transtornos de personalidade e outras características de pessoas doentes (ou possessas para os mais radicais) aprendi que muitos abusadores não usam de violência física. Eles usam de persuasão, dão presentes e benefícios em troca daquilo que eles querem.
Intrigante como a música continua: “E eu me rendo ao vento de sua misericórdia/ Então, de repente não vejo mais minhas aflições/ Eu só vejo a glória/ E percebo quão maravilhoso ele é/E o tanto que ele me quer”. Algumas vítimas de abuso são gratas por não estar sofrendo dor, ou tragédias pior. Algumas vítimas chegam a nomear o abuso como “amor”!
Não acho que a tal cantora gospel e que esse hino/música se referem a um abusador. Não penso que essa música deva ser proibida aos cristãos ou algo assim, porém gostaria que houvesse uma mobilização para que todos os hinos que fossem cantados em nossas igrejas sejam oferecidos só a Deus. Que tenham características e atributos que só se encaixem em Jesus.  Que o nome do Senhor seja citado em alto e bom tom! Que não possa ter dúvidas que é para Jesus nossa canção!

Miriam R. de S. Alvear

sexta-feira, 8 de junho de 2012

UMA PROSTITUTA ENTRA NA HISTÓRIA

Quero compartilhar hoje sobre uma mulher de vital importância na vida do povo de Deus. Uma prostituta. O leitor perguntará: Pode uma prostituta ser uma mulher de Deus?

Está escrito que Deus escolhe as coisas fracas para envergonhar as fortes. Escolhe as coisas humildes e aquelas que não são nada para envergonhar aquelas que são. Foi exatamente isso que Deus fez. Ele escolheu uma prostituta para ajudar o povo de Israel a conquistar Jericó. 

Diz a Bíblia que os espias mandados por Josué para a terra de Jericó entraram na casa de uma prostituta, cujo nome era Raabe, e ali pousaram.

Deus honra os mais rejeitados, os mais recusados, as pessoas mais insignificantes. Muitas vezes são essas que Deus escolhe. Ele me escolheu e é isso que me faz amar mais ainda o meu Senhor. Quando Ele me chamou, o que eu tinha para Lhe dar? Nada! Quando Ele escolheu a prostituta Raabe, o que ela tinha para Lhe dar? Nada! Ela, no entanto, serviu para que o Seu servo Josué viesse a conquistar a cidade de Jericó.

Talvez você, mulher, esteja na condição de uma prostituta, recusada, rejeitada, só procurada quando as pessoas têm interesse em descarregar alguma coisa.
 
Talvez você seja aquela pessoa que tem servido a vida inteira para isso. Se, porém, o seu coração está voltado para Deus, se você é aquela mulher que deseja servir a Deus, então você vai servi-Lo, tal qual serviu a prostituta Raabe - a qual deixou de ser prostituta. 
 
Saiba que Deus está olhando por você, que está nessa solidão, já cansada de tudo e de todos. Você, que já cansou de gastar a sua vida correndo atrás do vento, das vaidades, das futilidades desse mundo, as quais só lhe trouxeram tristeza e dor.

Deus deseja salvar você e usá-la para salvar a tantas outras pessoas que estão sofrendo.

Que Deus abençoe a todas, abundantemente.