quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ENCONTRO REGIONAL UMA AIDB CTBA
















COMENTÁRIOS:

A paz do Senhor, querida Michelle.
Espero ter feito meu papel no culto UMA.  Assunto que temos que filtrar muito para não ofender, não é verdade?
Só queria deixar a observação que o objetivo da  proposta seria apostólica, modestas, caprichosas.

Um abraço, Rita.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CERTINHA, JUSTA, MANSA, SIM. COMPLACENTE, NÃO!


Algumas questões assombram minha mente. Os limites entre o certo e o errado, quais são? Quando o cristão deve se calar? Quando devemos falar? E como mulher, uma palavrinha é por demais intrigante e desafiadora: Submissão... 
Não, não tenho vontade de “matar a Eva”. Eu concordo com João “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” (I Jo 5:3).  O desafiador é saber COMO agir?
Sempre pensei em quão louca foi Safira (ver Atos 5) em concordar com seu marido. Ela podia ter evitado a Morte em sua casa e em sua vida, mas foi tão complacente, tão pacífica, tão parecida a muitas de nós...
O oposto de Safira foi Abigail (ver 1 Samuel 25). Ela era mulher inteligente, de atitude, sabia a quem recorrer, sabia como agir.
Lendo a Bíblia, me deparei com uma situação que me trouxeram essas questões a mente uma vez mais: “Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente” (Mateus 1:19). Incrível! José não era “barraqueiro” do tipo que não leva desaforo para casa. Ele era justo e não queria denegrir a imagem de uma mulher que, a seu ver num primeiro momento, tinha denegrido a imagem dele.
Eu vejo aqui um homem de caráter exemplar! Mas ser religioso, bom caráter, pacífico não significava ser complacente com o erro. Se a situação não era certa, ele não estava disposto a fazer parte disso! Por isso intentou deixar Maria. Isso não combina perfeitamente com o que está escrito em I Co 13:6 “O amor não se folga com a injustiça, mas folga com a verdade”?
Pensei em Moisés. Ele é descrito como o homem mais manso da terra (Nm12:3), mas ao ver a corrupção do povo de Israel quebrou as Tábuas da Lei jogando-as ao chão (bravo, talvez irado). Ele se opunha radicalmente ao erro e agia contra o mesmo.
Jesus saiu virando as mesas dos comerciantes com um chicote nas mãos, botando todo mundo para correr, numa ocasião (Mt 21:12) rsrsrsrs. Dá para imaginar?
            E então, você sabe agir? Você é mansa, justa, santa, mas complacente com o erro? Bem, o zelo pelas coisas santas não me permitem ser complacente com o erro.

Com carinho Miriam Alvear

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CHORE, MAS CONTINUE CAMINHANDO!

O título desta postagem é uma frase dita por uma secretária chamada Sandra às suas colegas de trabalho, quando tentavam se salvar de um incêndio ocorrido em edifício comercial no centro de Taubaté (SP), no dia 4 de fevereiro de 2011. Ao se verem cercadas pelo fogo e pela fumaça tóxica, aquelas mulheres se desesperaram e, paralisadas, só gritavam e choravam muito. Num brado cheio de autoridade e determinação, Sandra disse àquelas mulheres que até podiam chorar, mas que continuassem caminhando. Foi o que fizeram e todas se salvaram.


Este fato faz refletir sobre as tantas e tantas vezes que, direta ou indiretamente, o Senhor Deus nos diz a mesma coisa em meio a tribulações terríveis. Quantas vezes só choramos, sem forças para lutar e prosseguir! Quantas vezes nos vemos cercadas por "labaredas", sem a menor visibilidade, sem saída nenhuma, mas em um dado momento a voz do Senhor nos apontou o caminho, levantamos os olhos, vimos a saída e uma força sobre natural nos faz reagir e dar a volta por cima!

Então hoje aqui quero fazer como fez Sandra: Digo a todas vocês: VOCÊS PODEM ATÉ CHORAR, MAS CONTINUEM CAMINHANDO! Não entreguem os pontos, não desistam da luta, descruzem os braços e não vivam de murmurações, porque pra tudo há uma saída sempre.

Meditem na força que tem A VOZ DO SENHOR em SALMOS 29: 

"Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade. 

A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. 

A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens. 

A voz do Senhor separa as labaredas do fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.

O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz."