terça-feira, 29 de maio de 2012

A QUEM INTERESSAR


Nestes tempos de desencontros de muitas famílias, achamos oportuno transcrever uma carta-desabafo de um adolescente à sua mãe (retirado da internet).
Ainda que essa carta seja ficção, o autor teve a boa intenção de tentar despertar alguns pais e mães para um dos problemas sérios do nosso dia-a-dia. Esse problema muito sério a que me refiro é a alegada falta de tempo pra conversar com nossos filhos. Falta tempo para ouvir.
É a pouca ou nenhuma disposição para ouvir e sentir.

Não se zangue, mamãe. Desculpe.
Desculpe, porque eu preciso desabafar. Eu sei que você esta hiper ocupada, super cansada. Que você se mata por nós. Ninguém sabe agradecer, mas todos nós lhe somos gratos.
Mamãe, não se zangue. Nós queremos é você e não os seus serviços. Quem consegue conversar a sós com você?
Você ralha sempre comigo: é a nossa roupa suja rasgada, são as mãos imundas,
os cabelos despenteados e o quarto desarrumado.
Sempre as mesmas reclamações.... inúteis.
Nem mais a ouço: já sei tudo de cor.
Sabe o que está faltando nesta casa? ( Não se zangue, mãe)
Está faltando é tempo para conversar.
Quando volto do colégio, morro de vontade de chegar perto de você e contar tudo: as coisas misteriosas que me disseram; meus interesses; meus sonhos de futuro.
Você está na cozinha mexendo nas benditas panelas; eu sei que os quitutes não podem queimar-se.
Mas você sabe que me queima a alma suas frases fervendo de impaciência? "Agora não. Não posso ouvir nada. Daqui a pouco. Espere". Faz anos que você diz isso.
O "daqui a pouco" nunca chegou. E nós estamos fartos de esperar.
A noite, quando os menores pegam no sono, se eu pudesse ficar a sós com você,
eu diria tudo: O LIVRO QUE ME IMPRESSIOUNOU. OS SEGREDOS DE
MEUS AMIGOS. OS MEUS PECADINHOS. TUDO EU DIRIA. ATÉ DO MEU RELACIONAMENTO FRACO COM DEUS.
Você nunca se sentou à beira da minha cama para conversar. Ah! Se você
soubesse a desordem que reina NO MEU CORAÇÃO.
Se eu pudesse um dia verificar que meus problemas interessam a você, eu me sentiria BEM, ME SENTIRIA AMADO E ESPECIAL. Eu seria O FILHO MAIS FELIZ E REALIZADO. Eu me tornaria alguém DE VALOR!!!!!
NÃO SE ZANGUE, MAMÃE, MAS FALE COMIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário