sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ele me ama. Ele quem?



Estou no último ano da graduação em psicologia. Hoje, voltando da clínica-escola onde sou terapeuta, ouvi um hit gospel que já havia escutado dezenas de outras vezes.
Já estou acostumada com hinos cristãos que não dizem nada com nada. É antigo o costume de muitos “crentes” cantar música gospel que não citam o nome de Jesus nem seus atributos. Quem canta pode oferecer a música para Deus, para o pai, namorado, etc.
Um tempo atrás, ouvindo o mesmo h,it de hoje (também no carro) meu filho mais velho fez um comentário de como essa música em especial era boba, e fez menção da risadinha inapropriada da cantora. Naquela ocasião defendi a cantora e sua risadinha boba. Hoje, porém foi diferente. Minha cabeça estava atribulada, minha paciente relatou os abusos sexuais, emocionais, entre outros absurdos que ela sofre dentro de casa.
Assim, ao ouvir esse “hino” fiquei chocada ao pensar que se minha paciente também estivesse ouvindo ela poderia substituir o (Ele) da canção e colocar o nome de seu abusador!
Que jeito estranho de começar um hino: “Tem ciúmes de mim, o seu amor é como um furacão...” Estudando os transtornos de personalidade e outras características de pessoas doentes (ou possessas para os mais radicais) aprendi que muitos abusadores não usam de violência física. Eles usam de persuasão, dão presentes e benefícios em troca daquilo que eles querem.
Intrigante como a música continua: “E eu me rendo ao vento de sua misericórdia/ Então, de repente não vejo mais minhas aflições/ Eu só vejo a glória/ E percebo quão maravilhoso ele é/E o tanto que ele me quer”. Algumas vítimas de abuso são gratas por não estar sofrendo dor, ou tragédias pior. Algumas vítimas chegam a nomear o abuso como “amor”!
Não acho que a tal cantora gospel e que esse hino/música se referem a um abusador. Não penso que essa música deva ser proibida aos cristãos ou algo assim, porém gostaria que houvesse uma mobilização para que todos os hinos que fossem cantados em nossas igrejas sejam oferecidos só a Deus. Que tenham características e atributos que só se encaixem em Jesus.  Que o nome do Senhor seja citado em alto e bom tom! Que não possa ter dúvidas que é para Jesus nossa canção!

Miriam R. de S. Alvear

Um comentário:

  1. é. cunhada! Tenho o propósito pessoal de não ficar visistando blogs. Pois alguns estão banalizando o foco que deveria ser abençoar outras pessoas que às vezes só tem esse meio de se sentirem mais próximos de Deus, ou até mesmo o único meio em que podem ler algo que de fato os abençoe. Mas essa sua postagem me chamou a atenção e conheço bem essa canção... E não posso deixar de concordar com vc. Pois hoje em nossas igrejas e à nossa volta estamos rodeados de pessoas com traumas, dores e muitas cicatrizes que precisam do amor curador somente dELE, JESUS. E isso precisa estar claro para quem louva e para que o INFERNO saiba que JESUS é o ÚNICO e nos rendemos apenas a ELE.
    Beijos com saudades!
    Lú...

    ResponderExcluir